domingo, 24 de novembro de 2024

Percussionista Maurício Werner recebe prêmio e recurso para desenvolver projeto de música popular

Referência na arte de transmitir o maracatu, o samba de roda e outras vertentes da cultura popular, o percussionista Maurício Werner foi reconhecido pela 7ª edição do Prêmio Culturas Populares, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania. O músico de Londrina vai receber uma verba para desenvolver e fazer circular seus projetos. A premiação, em 2019, contemplou 250 iniciativas em todo o Brasil.

Maurício Werner, músico de Londrina premiado nacionalmente (Foto: Rei Santos/Divulgação)

“O prêmio é super importante, principalmente em se tratando da cultura popular, pois falamos de tradições, como o maracatu e o samba de roda. E essas coisas não têm tanta visibilidade. O trabalho que eu desenvolvo traz mais visibilidade para essas culturas, para esses ritmos, para esses folguedos, o que é fundamental para manter e preservar a cultura popular do nosso país”, ressalta Maurício Werner.

Formado em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o músico já atuou em diferentes vertentes da cena musical londrinense, desde bandas até à fundação do Maracatu Semente de Angola junto com a saudosa Yá Mukumby Alaguêngue e a Nação do Maracatu Porto Rico. Hoje desenvolve oficinas de percussão afro-brasileira e se apresenta com as bandas Bacalhau Samba Rock Clube e Tem Dendê. Em fevereiro de 2020 ele realizará uma oficina de percussão na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.