sábado, 23 de novembro de 2024

Você gosta de ervilha? Livro ensina 21 receitas, das mais simples às sofisticadas

As quase 200 variedades de ervilha se dividem entre lisa e rugosa e em dois tipos para consumo: as verdes e as frescas. Dessas últimas, duas variedades podem ser utilizadas: a ervilha de debulhar e a ervilha torta, exatamente a estrela principal do e-book Ouro Verde das leguminosas, lançado pela professora Claudia Oliveira, coordenadora do curso de Gastronomia da Unifil. Na publicação, ela ensina 21 receitas diferentes com o grão.

Professora Claudia, autora do livro (Foto: João Vanzo/Divulgação)

Ideal para saladas, recheio de tortas, panquecas, empadas e também como acompanhamentos para carnes, peixes e aves, a ervilha ganha status de banquete. O leitor vai aprender a fazer canapés, caldo, risoto, massa, refogado, hambúrguer, crostini, tortilla, brownie e outras delícias. Todas as possibilidades foram testadas. E aprovadas! O e-book é resultado do Mestrado Profissional em Agroecologia, concluído em fevereiro na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Para realizar o projeto, Claudia contou com a interdisciplinaridade que a Unifil possibilita: pesquisas sobre a leguminosa na agronomia (professor Higo Amaral), ficha técnica das receitas com a nutrição e programação visual e arte final com o design gráfico, além do preparo e acerto dos pratos, com a própria gastronomia. “A ervilha torta tem muitas opções de chegar à mesa e o livro mostra que sua utilização pode ser simples ou sofisticada. É possível variar nas texturas e nas combinações, com pratos bonitos e saborosos”, diz a chef, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

O livro pode ser acessado gratuitamente. Basta realizar o download abaixo: