segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Elopement Wedding aumenta a responsabilidade da organização e da celebração do casamento

O número de casais adeptos do Elopement Wedding é cada vez maior e, numa cerimônia mais íntima e reservada, cresce também a importância da contratação de alguns profissionais fornecedores. Entre eles, a figura da cerimonialista, ou seja, da organizadora do casamento, mas, também, do celebrante, de quem irá conduzir a cerimônia. Não importa onde seja, a celebração do dia mais especial de um casal precisa ser preparada e conduzida com responsabilidade e por fornecedores competentes e de excelência a fim de que esta seja uma experiência inesquecível e nostálgica.
 
“Embora uma Elopement Wedding seja geralmente uma cerimônia menor e mais íntima do que um casamento tradicional, ainda pode haver muitos detalhes a serem considerados, especialmente se estiver acontecendo em um local distante como a Itália”, explica Ketlen Gomes, Wedding Planner especialista em casamento na Itália. De acordo com ela, por lá os destinos mais procurados são Roma, Toscana, Costa Amalfitana, Positano, Lago di Como. “Esse tipo de casamento costuma ser planejado de forma discreta e é uma escolha popular para casais que desejam uma experiência mais intimista e romântica, longe das tradições e formalidades de um casamento convencional.”

Fábio Luporini celebra um Elopement Wedding (Foto: Goldman Fotografia/Divulgação)

Detalhes
Ketlen explica que a Wedding Planner cuidará dos detalhes como análise de contratos, planejamento financeiro do casamento, escolha da melhor localização, logística e coordenação dos fornecedores contratados, entre eles fotógrafos, videomakers, músicos, floristas, locação, maquiadores e o celebrante. Além disso, é papel da organização estar atenta aos requisitos legais, quando houver, assim como a personalização dos detalhes e o gerenciamento de tudo no dia do casamento. “Mesmo sendo um evento menor, um casamento a dois na Itália, conhecido como Elopement Wedding, ainda pode ser personalizado para refletir a personalidade e os desejos do casal, para garantir uma experiência memorável e única”, ressalta.
 
Embora, muitas vezes, o Elopement Wedding seja, ao mesmo tempo, um Destination Wedding, ou seja, realizado em outro país ou em outro local que não seja a cidade do casal, mesmo assim a realização da celebração não fica mais cara. Isso porque, apesar dos custos com os fornecedores, o casal não terá maiores despesas com buffet, por exemplo. “Mesmo sendo em outro país, torna-se mais barato pelo simples fato de não haver convidados ou ter um número reduzido”, pondera Ketlen.
 
Fábio Luporini, celebrante de casamentos especialista em Elopement Wedding e em celebrações personalizadas, explica que a opção por esse formato precisa considerar alguns detalhes. “Uma celebração como essa é muito mais significativa para o casal, porque valoriza, de fato, o momento dos noivos. Mas, não haverá a presença dos familiares e amigos, ou essa presença será muito reduzida, então, é preciso levar em conta que será um momento íntimo e, assim, o celebrante deve valorizar a história e a trajetória desse casal”, observa o celebrante.

Excelência 
O celebrante, de acordo com Fábio Luporini, é aquele quem irá conduzir e dar sentido ao momento e ao formato que os noivos escolheram para celebrar. “Sem a presença de convidados ou com um número reduzido de pessoas, a celebração continua sendo o ponto alto do casamento, porque senão corre-se o risco de se tornar apenas uma sessão de fotos e vídeos. E, ao contrário, esse dia deve passar para a história como um dia de celebração”, defende o especialista.
 
Por isso, segundo o celebrante, é importante escolher um celebrante que tenha não apenas a excelência na prestação do serviço, mas, sobretudo, experiência nesse tipo de cerimônia, além, é claro, da sensibilidade e da sabedoria em conduzir. “Além de celebrar com amor e com excelência, a Elopement Wedding exige do celebrante experiência, inclusive com questões logísticas de viagem, quando for o caso”, ressalta. Outro aspecto importante é o alinhamento com a organização do evento. “Para tudo dar certo, é preciso que o celebrante esteja alinhado com a Wedding Planner.”