Festival de Música de Londrina abre programação com concertos ao ar livre e no Ouro Verde
O fim de semana é de abertura do 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que tem concerto no sábado (9), a partir das 15h30, no Aterro do Lago Igapó, com a Orquestra Sinfônica Arte & Vida de Arapongas, seguida do Plantão Sorriso; e domingo (10), a partir das 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), sob a regência do maestro Massimiliano Carraro e como solista, o pianista Fabio Paez, da Venezuela. A primeira apresentação é gratuita e a segunda tem ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), mais a taxa de administração da plataforma, onde as entradas são vendidas (clique aqui).
A programação completa do festival está disponível no site (clique aqui). Neste ano, o FIML retoma as apresentações presenciais, que foram interrompidas pela pandemia do coronavírus. De acordo com o diretor artístico do evento, Marco Antonio de Almeida, a programação é diversificada, com grupos regionais e atrações internacionais. No sábado, por exemplo, haverá food trucks com pipocas, batatas, churros e bebidas.
Sábado
Sob regência do maestro Claudemir Trevisan, a Orquestra Sinfônica Arte & Vida apresenta músicas como Anunciação; Canção do Nordeste; Disparada; Flash Dance; Garota do Ipanema; I Want You Back; Mama Mia; Medley Beatles; Perfect; Piratas do Caribe; Take on Me; The Pitcher Man; Viva la Vida; Xodó, com arranjos e adaptações da própria orquestra. Em seguida, o Plantão Sorriso leva ao palco o Bailinho do Plantão, com canções clássicas que marcaram a infância de muitas gerações, além de cantigas folclóricas e populares que ganharam uma nova roupagem na voz dos palhaços e palhaças.
Domingo
No palco do Ouro Verde, a Osuel será regida pelo maestro italiano Massimiliano Carraro, além de participação do pianista venezuelano, Fábio Paez como solista. No programa, “Abertura, da Ópera Il Guarany”, do compositor Antônio Carlos Gomes e o “Concerto em Si Bemol Menor para piano – Concerto nº 1”, de Piotr Ilitch Tchaikovski. Nesse dia, o uso de máscaras é obrigatório.