Natal: é tempo de celebrar a vida!
Natal é tempo de esperança. De deixar a luz de Cristo iluminar os pedacinhos escuros do nosso coração. E irradiar aos que estão em volta essa luminosidade abençoada. É época de deixar rolar o perdão, a misericórdia, a paz, a alegria e a felicidade. Seja a quem for. É quando paramos para refletir o que deu certo e o que não foi muito bem no ano que está chegando ao fim. É dia de deixar os obstáculos da retrospectiva de lado para avistar o caminho que nos espera adiante. E há sempre um novo caminho em frente, pronto para ser seguido. Esse é o momento de dar os braços às pessoas que foram importantes na sua vida neste ano, que te ajudaram a dar os passos ou que te carregaram nos braços. É tempo do agora. Não do embora. Nem de ir embora.
Natal é momento especial. Mesmo que não se acredite no significado cristão conferido à data, é sempre uma oportunidade de rever os amigos, os familiares e de retomar as amizades, por alguma razão, perdidas. É sempre uma data que nos dá uma nova chance. A nós mesmos, aos outros, a tudo! À vida! É tempo de celebrar a vida. De viver a vida. De repensar a vida. De retomar a vida. De transformar e mudar a vida. Que este Natal seja o melhor de todos os tempos para você, para sua família e para todos os que você ama! Feliz Natal.
A seguir, uma reflexão de Leandro Karnal, historiador brasileiro, feita em 2016, mas, que continua valendo nos dias atuais: