Projeto quer resgatar repertório musical de pioneiros, descendentes e imigrantes
O músico Osório Perez está em busca de pioneiros, seus descendentes ou imigrantes que chegaram a Londrina mais recentemente e trouxeram consigo o repertório musical de seus países. A ideia é registrar em e-book e áudio-book o folclore musical dessas pessoas que hoje fazem parte da comunidade londrinense.
Já foram entrevistadas algumas pessoas e suas músicas gravadas e disponibilizadas no Youtube: Halha Ostrensky Saridakis, ucraniana; Feras Orfali, da Síria; e Antônio Constantino Volcov, russo. Além dos arquivos fotográficos e da memória dos entrevistados, Osório conta com apoio do Museu Histórico Padre Carlos Weiss.
“Vamos entrevistar as pessoas, escrever sobre elas e captar o áudio da pessoa cantando”, diz Osório. De acordo com ele, o foco é a captação de áudio, já que muitos pioneiros ou seus descendentes continuam cantando as músicas em casa. Ele irá ainda gravar outros sons, desde italianos a alemães, etnias que fazem parte da essência londrinense.
Quem tiver personagens para contribuir, basta enviar uma mensagem no WhatsApp dele: (43) 9.9937-1246, ou por e-mail: osorionego@yahoo.com.br.
Veja o que já foi gravado, para se ter uma ideia.
Ouça a seguir entrevista de Osório à Patrícia Zanin, da Rádio UEL FM, sobre o projeto: